No projeto do curso de Design UX/UI da Plataforma Coderhouse foi pedido o redesign de uma aplicação, foi escolhido o aplicativo Caixa Tem, pois foi muito utilizado na pandemia de 2020 para o auxílio emergencial e até hoje por meio do bolsa-família e assim ter um público bem abrangente de diversas partes do país.
Nesse projeto vai seguido a abordagem do Double Diamond e em que cada etapa foi usado os métodos informados na imagem abaixo:
Realizado uma pesquisa via Google Forms, na qual foram obtidas 23 respostas.
Analisar se as inúmeras funcionalidades que existem no aplicativos podem fazer com que os usuários sintam-se confusos sobre o funcionamento geral do aplicativo.
A partir das pesquisas, foi criada uma persona, que nos ajudou a indentificar melhor necessidades do usuário descrita abaixo:
Também foi criado um mapa de jornada para identificar como seria realizada as principais atividades do aplicativo e quais seriam as principais dificuldades.
Após análise das funcionalidades que o aplicativo já tinha e com os insights da pesquisa foi definido a arquitetura de informação que o redesign do app iria ter.
O teste de usabilidade seguiu as seguintes etapas descritas nas imagem abaixo:
Abaixo segue como foram realizadas essas etapas e seus resultados
A média do SUS (método de avaliação de usabilidade com 10 perguntas em escala de 1 a 5) foi 96,87, indicando um índice excelente e a máxima eficácia no novo design do aplicativo Caixa Tem.
Na imagem abaixo segue a tarefa que teve uma maior dificuldade de execução
Na imagem abaixo segue algumas das principais citações dos usuários
Baseado nos resultados dos testes, confirmamos que o redesign do aplicativo foi positivo. Destacamos que os usuários sentiram facilidade ao completar as tarefas e que recomendariam o uso do aplicativo. Por fim, todos os usuários completaram as tarefas em tempo e forma.